ranzinza

ranzinza

segunda-feira, 10 de março de 2014

"Por que laranja se chama laranja e limão não se chama verde?"





Outro dia trombei por aí com a pergunta "se laranja se chama laranja por que o limão não se chama verde?". Me pus a pensar.

Sempre desconfiei que questões linguísticas tendem a colocar ordem no caos, uma vez que o caos é toda ordem que não compreendemos e toda ordem é o caos que dominamos.

(Com o tempo as ordens se transformam e nós perdemos os sentidos básicos da vida - como a origem da palavra 'salário': a partir dela podemos ter esclarecimentos homéricos de economia, política, sociologia e até religião, uma vez que esses temas são tão difusos e ficaram tão rebuscados a ponto de muita gente não saber patavinas a respeito, como se já não houvesse um foco, justamente porque nossa memória coletiva [nossa crença na história] se torna uma espécie de queijo suíço, cheia de falhas, cheia de coisas que não nos disseram e que são básicas, nos faltam para entender o mundo como está neste instante. Por isso buscar algumas etimologias é sempre enriquecedor por ser esclarecedor.)

O fato é que pensando a respeito da pergunta, eu tive uma epifania, acabei conectando pontos dentro das minhas ideias e mais uma vez na vida aprendi, criei(?), uma coisa sozinho. O Posto levava o nome do André Abujamra, como autor da pergunta, acho ele extravagante e então comentei:

 'Porque a cor na verdade se chama 'alaranjado', uma vez que é ela que leva o nome da fruta e não a fruta que leva o nome da cor. Sendo o alaranjado um dos tons da cor vermelha, ela precisa de um objeto universal de referencia, que nesse caso é a laranja. Como o cor-de-rosa, que é também um tom de vermelho e tem a flor como referencia. Curioso é que em alguma língua africana - não me recordo qual - não existem referencias para algumas variações de cor, por isso o amarelo, o alaranjado e o vermelho, são representados pela mesma palavra. Já o limão não é referência para o verde, que é uma cor primária assim como o vermelho e o azul, por isso tem um nome próprio. Embora, possivelmente, essa não seja a verdadeira pergunta do Abujamra.'

Depois ainda fui descobrir, pesquisando, que 'amarelo' é uma variação do latim amarus, que significa amargo, porque essa era a cor da bílis quando oxidava e diz-se que seu sabor é terrivelmente amargo. Portanto para aquela cor, ficou seu sabor característico.

Amém


Um comentário:

  1. Lendo os seus questionamentos, lembrei de um que sempre me persegue: "se a gente vê todo dia como santo, porque deixar o 'todo santo dia' existir?".

    Anyway, muito bom o texto!

    ResponderExcluir